Psicóloga Bia Morais fala sobre o Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Introdução ao TEPT
Muitas pessoas não sabem, mas o transtorno de estresse pós-traumático, também conhecido como TEPT, já foi classificado com um dos vários transtornos de ansiedade, saindo desta categoria no manual diagnóstico e estatísticos dos transtornos mentais em sua quinta edição (DSM-5), sendo colocado na categoria de transtornos relacionados a trauma e estressores.
Entendendo o Trauma e o Estresse
Quando nos referimos ao TEPT a primeira situação a qual pensamos é o trauma e o período de estresse, sendo que isto pode estar se referindo a situações de risco de vida ou até mesmo relacionados a ferimentos graves, ocasionando uma angústia
intensa e de duração longa, ou seja, esse tipo de transtorno estressor é caracterizado por reações desagradáveis, intensas e disfuncionais, se iniciando após um evento traumático.
Efeitos do Transtorno no Indivíduo
A pessoa, a qual é afetada por tal evento pode acabar por revivê-lo, tendo pesadelos frequentes e evitando eventos que podem lhe lembrar esse acontecimento. Além disso, os eventos mais relacionados ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático estão ligados à emoção de medo, ao desamparo e ao horror. A duração de tal transtorno é de mais de um mês, não desaparecendo por completo, porém sua intensidade diminui com o passar do tempo.
Sintomas Comuns
Do mesmo modo como ocorre com os outros tipos de transtornos mentais, esse também apresenta sintomas podendo ser intrusivos, isto é, a situação traumática invade o pensamento repetidas vezes e se tornando incontrolável, fuga dos eventos estressores, humor e pensamentos disfuncionais, estado de alerta e reações mais alteradas.
Tratamento do TEPT
Também como ocorre com outros transtornos mentais, o TEPT não possui uma cura, mas sim um tratamento eficaz, com medicamentos em casos mais graves, psicoterapia, além do tratamento em conjunto com outros transtornos mentais, como
o Transtorno de Ansiedade ou o Transtorno Depressivo Maior. Porém, a psicoterapia é o principal tratamento, pois além de haver a escuta de forma mais acolhedora, também existem técnicas as quais podem ajudar em diversos casos relacionados ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático.
Importância do Acompanhamento Psicológico
Para realmente tratar qualquer tipo de transtorno mental, é de extrema importância entrar em contato com um psicólogo, pois esse profissional poderá guiar o paciente para o melhor tratamento possível, de acordo com as queixas apresentadas. Dentro de um consultório de psicologia, não existe julgamento ou achismo, e sim ciência.
Beatriz Morais Gil Pereira
Psicóloga
CRP: 05/70355
Instagram: @psi.biamorais
Site: www.psicologabiamorais.com.br
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!