Atividades para serem desenvolvidas com crianças diagnosticadas com TEA
Introdução ao Transtorno do Espectro Autista e a Importância do Diagnóstico Precoce
O Transtorno do Espectro Autista, quando diagnosticado cedo, além do tratamento mais adequado com uma equipe profissional multidisciplinar também podemos oferecer algumas atividades mais lúdicas para ajudar no desenvolvimento da criança. São atividades que podem ser realizadas com os pais em casa e na escola com os professores.
Atividades Lúdicas para o Desenvolvimento Infantil
Tais atividades podem ajudar na parte motora como também na imaginação. Para auxiliar na parte motora podemos indicar rasgar papel, cortar, colorir, ligar as cores e objetos, ligar os pontos, traçar linha com lápis, quebra-cabeças, entre outras. Além disso, muitas dessas atividades citadas são facilmente encontradas e disponibilizadas em diversos sites na internet.
Benefícios das Atividades Motoras
As atividades motoras realizadas com crianças, principalmente aquelas diagnosticadas com TEA, são de extrema importância e trazem alguns benefícios como explorar as atividades físicas, comportamentais e sociais, estimula a coordenação motora e a força muscular e promove a interação social com outros adultos e crianças, a comunicação e o trabalho em equipe.
Estratégias de Adaptação às Atividades
Para que a criança se adapte as atividades propostas, pode-se obter algumas estratégias como instruções claras e visuais, pois facilitam o entendimento; desenvolver ambientes estruturados e mais previsíveis, já que isso diminui a ansiedade e cria uma participação ainda mais ativa.
Considerações Sobre o Ambiente
Muito barulho, muitas pessoas, luzes e cheiros fortes, podem causar um desconforto nas crianças, por esse motivo é importante também desenvolver algumas estratégias com elementos mais sensoriais e com um interesse mais específico, porque aumenta a motivação e a criança fica mais engajada em uma determinada atividade.
Impacto das Atividades no Desenvolvimento
É possível perceber que mesmo algumas atividades sendo mais simples podem ter um impacto muito positivo em crianças diagnosticadas com TEA, já que ajudam nas atividades sociais, coordenação motora e em outros aspectos. Além disso, tais atividades auxiliam na evolução da criança, para que assim, se torne independente.
Conclusão e Informações da Profissional
Beatriz Morais Gil Pereira
Psicóloga
CRP: 05/70355
Instagram: @psi.biamorais
Site: www.psicologabiamorais.com.br
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!