Bulimia Nervosa
Definição e Características
A Bulimia Nervosa também é um tipo de Transtorno Alimentar, cujas características são os episódios recorrentes de compulsão alimentar; comportamentos compensatórios inadequados com o objetivo de não ganhar peso, como por exemplo, induzir o vômito, usar laxantes, diuréticos ou outros medicamentos, fazer jejum ou realizar exercícios físicos em excesso. Esses comportamentos ocorrem em média uma vez na semana em um período de três meses. Além disso, a autoavaliação é realizada de maneira incorreta devido a forma do corpo e ao peso e esse tipo de perturbação não ocorre de maneira exclusiva durante os episódios de anorexia nervosa.
Comportamentos e Compulsões
Não existe um tipo de alimento que é consumido durante os episódios de uma compulsão alimentar, pois isso varia de pessoa para pessoa. A compulsão é caracterizada pela quantidade anormal de alimento que é consumido, em comparação a uma fissura por um nutriente em questão. As pessoas que possuem Bulimia sentem vergonha dos seus problemas com a alimentação e tentam esconder os sintomas.
Comportamentos Compensatórios
Como foi mencionado antes, existem diversos comportamentos compensatórios que pessoas com esse tipo de transtorno alimentar utilizam para não ganhar peso, porém o mais comum é a autoindução do vômito, pois ele traz um alívio do desconforto físico e a redução do medo de ganhar peso. O que ocorre é de algumas vezes o ato de vomitar se torna um objetivo, ou seja, depois de ingerir uma pequena quantidade de alimento, ele vai querer vomitar ou comerá excessivamente para vomitar. No primeiro caso, a pessoa pode usar objetos para induzir o vômito ou os próprios dedos.
Prevalência, Diagnóstico e Riscos
A prevalência é maior em adultos, porque o seu pico surge no final da adolescência e no início da idade adulta, em um período de doze meses. É incomum sua manifestação inicial ser antes da puberdade ou depois dos quarenta anos, mas a vivência de múltiplos eventos estressantes, pode acabar precipitando o seu aparecimento. Podemos acrescentar também. que é mais comum em mulheres do que em homens.
Necessidade de Avaliação e Tratamento
Não existe um teste específico para a bulimia nervosa, mas existem anormalidades laboratoriais que podem ocorrer por conta dos comportamentos compensatórios como arritmias cardíacas, hipocloremia, hiponatremia, perda de ácido gástrico, diarreia e desidratação, entre outros.
O risco de suicídio é alto para pessoas que tem a bulimia nervosa, por isso é importante uma avaliação completa para as pessoas que possuem esse tipo de transtorno, incluindo determinação, ideação e comportamentos suicidas.
Comorbidades e Abordagem de Tratamento
A comorbidade com transtornos mentais é comum, sendo a maioria sofrendo com pelo menos um tipo de transtorno e muitas comorbidades, mesmo não se limitando a um subgrupo especial, mas passando por uma ampla gama de transtornos mentais.
O profissional de psicologia é importante nesses casos, justamente pela pessoa com bulimia nervosa apresentar algum tipo de transtorno mental, como ansiedade e/ou depressão. Dessa forma, pode-se ajudar com os sintomas e utilizar a escuta terapêutica, mas também é necessário ter uma equipe multidisciplinar para auxiliar no tratamento como, médicos, enfermeiros e também dentistas.
Todas as informações inseridas foram retiradas do livro Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da American Psychiatric Association em sua 5ª edição (DSM-5).
Beatriz Morais Gil Pereira
Psicóloga
CRP: 05/70355
Instagram: @psi.biamorais
Site: www.psicologabiamorais.com.br
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!